quinta-feira, janeiro 21, 2010

Zeus ou Júpiter na astrologia

Júpiter é o maior planeta do sistema solar (sua massa é maior que a de todos os planetas do nosso sistema junto). Não se tem idéia de quando ele foi descoberto, mas em 1610 Galileo Galilei descobriu seus quatro maiores satélites: Ganimedes, Europa, Io e Calisto.
Júpiter astronomicamente falando, é um planeta que emite muito mais radiação do que recebe. Por isso na astrologia ele é considerado o planeta doador, o que jorra benesses contínuas dos céus, e podemos desfrutar dos manjares celestinos. O pai de todos que presenteia com ambrosia (comida dos deuses, apreciada no monte Olimpo) seus filhos para que eles pudessem sentir a extrema felicidade, iguaria que era privilégio dos imortais.
É Júpiter que faz com que recebamos muito mais do que damos.
Por isso simbolicamente em nosso mapa Natal ele representa o ponto que recebemos os presentes celestes, como triunfo e grandeza e com isso temos capacidade de expandir na vida.
Muitas vezes é aí que temos a sensação que tudo andará sozinho, com um empurrão de uma mão mágica ou um sopro divino. A casa onde temos Júpiter em nossa carta Natal traz uma certeza que ali teremos um ganho, então as vezes nos tornamos mais preguiçosos e indolentes, lutando menos, se esforçando menos porque achamos que já ganhamos. E nessa postura mais acomodada deixamos o trem das oportunidades passar direto, achando que a qualquer hora outro irá surgir com melhores oportunidades. Na verdade o maior de todos os deuses quer nos dar sempre o maior dos presentes, mas temos que mostrar o maior dos interesses para pegá-lo, pois nele tudo é superlativo. O Planeta que representa o máximo de abundância, quer na mesma proporção o máximo de dedicação.
Júpiter mostra a nossa capacidade de crescer, de ir além. Como todo mundo tem Júpiter no mapa, todos nasceram com a chance de prosperar, sendo necessário apenas entender como esse crescimento se dará.
Mitologicamente associado à generosidade, é através dele que temos otimismo, é onde esperamos que aconteçam as melhores promessas do céu. Ele é o planeta que incute em nossos dias o poder da fé que remove montanhas. E é a fé que faz você acreditar em coisas melhores, ter pensamento positivo, acreditar no amanhã.

Na era medieval só era possível obter estudos e aprendizados em locais distantes. Quem desejasse receber uma boa educação teria que percorrer léguas de distância. Daí surgiu a analogia de Júpiter com viagens, ligações com estrangeiro, busca de sabedoria, conhecimento, estudos, filosofias, quem conhece profundamente um assunto tem uma visão muito mais ampla, enxerga em uma proporção maior.

Nenhum comentário: